
· Por Danniel Rodrigues
Luci na Folha de S. Paulo: "Conheça a Luci, mais uma marca que aposta na cerveja sem álcool"
"Sim, o primeiro mês do ano já está terminando. E, com ele, chega ao fim a campanha do Janeiro Seco. Mas as cervejas sem álcool continuam firmes, ou tão firmes quanto seus consumidores.
Apenas duas semanas depois de listar alguns bons exemplares de cervejas artesanais brasileiras sem álcool, este humilde blogueiro foi apresentado a uma nova marca, dedicada 100% às cervejas zero.
Lançada em São Paulo em dezembro de 2024, conhecido também como mês passado, a Luci chega em três versões: uma hop lager, uma pilsen (com café) e uma catharina sour (com cambuci e jabuticaba). Todas possuem um amargor bem discreto, com residual de álcool de até 0,5%.
A marca se junta à cervejaria Sim!, de Campinas, outra 100% zero álcool. Porém, ao contrário do que acontece com outros empreendimentos do gênero, os sócios da Luci não têm passado na fabricação de cervejas: Danniel Rodrigues, 35, era sócio de um escritório de advocacia; Thiago Campacci, 36, é executivo de vendas em uma empresa de tecnologia.
Mas foram experiências pessoais que uniram os amigos de longa data na empreitada. "O Thiago deixou de consumir álcool há muitos anos por conta de suas práticas de meditação, enquanto eu passei a reduzir o consumo durante os ciclos de provas longas de corrida e triatlo", conta Danniel, que teve a ideia para a nova marca enquanto corria na Maratona de Berlim, uma das mais tradicionais do mundo.
"Naquela viagem vi quantas opções de cervejas boas sem álcool existiam no exterior, inclusive uma que patrocinou a própria maratona, o que despertou ainda mais o meu interesse. Descobri que, na ausência do álcool, a cerveja poderia ser uma bebida muito benéfica à saúde, e passamos a pesquisar com mais afinco para a criação da Luci."
Assim, Luci, uma corruptela de "lucidez", aposta no bem-estar e na saúde como pilares, ainda que falar de cerveja (mesmo sem álcool) como produto para a saúde é algo que continua gerando debates. No site (bebaluci.com.br) há informações sobre suas vantagens. "Ganhos nutritivos podem ser alcançados com os benefícios antioxidantes do lúpulo e demais ingredientes", diz um dos trechos.
No rótulo da hop lager, abaixo do nome aparece em letras grandes a inscrição "vitaminas A e D". A mestre-cervejeira da marca é Bárbara Mörtl, com formação em engenharia de alimentos e gastronomia. "Ela agregou bastante na escolha de insumos mais especiais para as nossas cervejas", conta Danniel.
Por enquanto, as três versões da Luci podem ser encontradas na Bankiro, banca da Kiro com produtos sem álcool (r. Cônego Eugênio Leite, 825, Pinheiros). Em Campinas, está presente no café D. Origem, o mesmo que fornece o café para a pilsen. No ecommerce da marca, a pilsen e a hop lager custam R$ 16,90; a catharina sour, R$ 18,90, todas com 350 ml."
Transcrição da matéria de autoria de Sandro Macedo, publicada em 30 de janeiro de 2025 na Folha de S. Paulo.
Link para acesso a matéria: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/copo-cheio/2025/01/conheca-a-luci-mais-uma-marca-que-aposta-na-cerveja-sem-alcool.shtml