Use o cupom LUCIDEZ para 10% off na primeira compra

Por Danniel Rodrigues

Consumo consciente de álcool: movimentos que estão transformando as pessoas e a sociedade.

Nos últimos anos, tem se observado uma mudança significativa nos padrões de consumo de álcool em diversas partes do mundo. Uma combinação de fatores sociais, de saúde e culturais tem levado muitas pessoas a repensarem sua relação com bebidas alcoólicas, abrindo espaço para versões sem álcool das bebidas mais queridas em eventos sociais, como cerveja, vinho, espumante e até gin.

Nesse contexto, surgiram diversos movimentos que promovem uma abordagem mais consciente e moderada do consumo de álcool. Entre esses movimentos, destacam-se os conceitos de "sober curious" (sóbrio curioso), "zebra striping" (listras de zebra), "damp drinking" (beber úmido, explicaremos melhor abaixo, rs), "inclusive drinking" (beber de forma inclusiva) e dry/sober drinking (sóbrio/abstémio).

A seguir, vamos explorar cada um desses termos e entender o que eles representam, para que possamos refletir se fazem sentido para a nossa vida.

Sober Curious

O movimento "sober curious" incentiva as pessoas a explorarem a sobriedade e a se questionarem sobre os motivos que as levam a consumir álcool. Não se trata necessariamente de uma decisão de parar de beber para sempre, mas sim de adotar uma postura introspectiva em relação ao consumo de bebidas alcoólicas.

As pessoas "sober curious" valorizam a curiosidade e a experimentação, que se aventuram em períodos sem álcool com intuito de observar como essa mudança pode afetar diferentes aspectos de sua vida, como a saúde, o bem-estar psicológico e as relações sociais.

Zebra Striping

O termo "zebra striping" ainda é relativamente novo e pode ser entendido como uma abordagem alternada ao consumo de álcool. Assim como as listras de uma zebra (é daí que vem o nome), essa metodologia se refere a intercalar dias ou períodos em que se consome álcool com períodos de abstinência.

Tal prática é usada também durante um evento social no qual se escolheu conscientemente consumir álcool, mas, ao fazer isso, intercala-se o consumo de uma bebida alcoólica com opções sem álcool.

A ideia é encontrar um equilíbrio e evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica, permitindo que o corpo se recupere melhor, já que essa prática ajuda a reduzir os efeitos negativos associados do álcool, justamente por intercalar com bebidas que hidratam e cuidam do corpo.

Damp Drinking

"Damp drinking" é um conceito que promove a redução, e não a eliminação completa, do consumo de álcool. O termo, que significa "húmido” em português, nasceu como um meio termo ao "wet" (wet drinking significa beber muito) e "dry" (que relaciona-se com abstinência).

As pessoas que adotam essa abordagem buscam moderar sua ingestão de bebidas alcoólicas, diminuindo a quantidade e a frequência sem a pressão de uma abstinência total.

Essa prática é particularmente atraente para aqueles que desejam os benefícios de uma saúde melhor e menos arrependimentos associados ao consumo excessivo, mas que também apreciam os aspectos sociais e sensoriais de consumir bebidas alcoólicas ocasionalmente, deixando a escolha de consumir tais bebidas para ocasiões especiais.

Inclusive Drinking

O movimento "inclusive drinking" foca na criação de espaços e eventos onde todas as pessoas, independentemente de consumir álcool ou não, sintam-se bem-vindas.

Trata-se de uma abordagem inclusiva que considera as preferências e necessidades de todas as pessoas em um ambiente social. Isso pode incluir a oferta de opções interessantes de bebidas não alcoólicas e a promoção de uma cultura onde a decisão de não consumir álcool é respeitada e normalizada, sem aquela crítica chata ou velada ("nossa, você não vai beber hoje porque?").

Muitas pessoas deixam de beber por questões de saúde, religião, porque não se sentem mais confortáveis com os efeitos do álcool, dentre outras razões pessoais, e ser inclusivo nesse quesito é considerar a presença destas pessoas em um determinado evento, por exemplo, fazendo com que quem não bebe álcool se sinta confortável no ambiente.

Sóbrio/Abstémio

Dentro desses movimentos, destaca-se o interesse crescente por opções sóbrias ou totalmente sem álcool. Essa decisão pode ocorrer após a pessoa passar pelas outras experiências prévias que mencionamos acima, pelas quais tenha refletido que deixar de consumir álcool por completo é a melhor decisão para sua vida.

Incorporar bebidas que não contenham álcool mas que ofereçam experiências sensoriais e sociais semelhantes às das bebidas tradicionais pode ajudar nessa decisão de ser uma pessoa abstemia ou sóbria.

A oferta de coquetéis sofisticados e outras bebidas sem álcool cresce em bares e restaurantes, permitindo que todas as pessoas participem plenamente das experiências sociais, independentemente de suas escolhas quanto ao consumo de álcool.

O que faz sentido para você?

Tudo isso reflete uma mudança cultural maior onde o consumo de álcool é abordado de forma mais consciente e respeitosa. Seja através da curiosidade em experimentar a sobriedade, equilibrando períodos de consumo e abstinência, moderando a ingestão, ou criando espaços mais inclusivos para todas as pessoas, esses movimentos destacam uma crescente em direção a um maior autocuidado e consideração pelo bem-estar geral.

Esses termos e práticas nos trazem mais lucidez sobre novas possibilidade, nos ajudando a moldar uma nova via de relação com as pessoas e, principalmente, com bebidas alcoólicas.

Cabe a cada um de nós avaliar o que faz sentido para a nossa vida, ao mesmo tempo que devemos respeitar as escolhas individuais.

E aí, o que faz sentido para você?

0 comentários

Deixar um comentário

Por favor, observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados